O que é ciência de dados?

Nesse sentido, é preciso compreender bem a diferença entre os dois tipos de aprendizado para saber quais problemas se encaixam melhor em cada um. Uma visão analítica também ajuda na hora de filtrar as conclusões que o algoritmo fornece, de modo a eliminar alguns ruídos e curso de desenvolvimento web informações não relevantes e gerar uma visão mais precisa para aquele negócio. Se você chegou até aqui, provavelmente tem um interesse genuíno em se tornar cientista de dados. Para muitas pessoas que desejam evoluir na carreira, o percurso para isso ainda é desconhecido.

A Autostrade per l’Italia implementou diversas soluções IBM para uma transformação digital completa, a fim de melhorar a maneira como monitora e mantém seu grande número de ativos de infraestrutura. Para facilitar o compartilhamento de códigos e outras informações, os cientistas de dados podem usar notebooks GitHub e Jupyter. Ciência de dados e BI não são mutuamente exclusivas; https://www.portalagresteviolento.com.br/2024/01/23/curso-de-desenvolvimento-web-back-end-x-front-end-qual-escolher/ organizações voltadas para tecnologia usam ambas para interpretar e extrair valor de seus dados. Essa tecnologia já provou que não é apenas uma moda passageira e sim que veio para ficar e beneficiar diversos setores da sociedade com seus resultados surpreendentes. Sendo assim, a principal diferença entre ciência e engenharia de dados é a sua aplicabilidade teórico-prática.

O que faz um cientista de dados? Conheça a profissão

Além disso, é necessário realizar operações em grande quantidade de versões e distribuições desses sistemas operacionais. Além disso, é interessante que o cientista de dados conheça outras que estão ficando mais populares ultimamente, como Python e Scala. O modelo de banco de dados que estamos acostumados a lidar não é mais suficiente para atender a quantidade de dados que serão processados. Devido a grande quantidade de dados que serão processados, o modelo de programação tradicional (sequencial) não é mais suficiente. Esse diálogo pode envolver também as discussões com sua própria equipe de desenvolvimento, com o objetivo de estruturar e definir as melhores estratégias.

o que faz um cientista de dados

Profissionais formados em diferentes cursos de graduação se
especializam nessa área, como é o caso de físicos, matemáticos e engenheiros. De modo geral, o cientista de dados é quem analisa grandes quantidades de informações brutas e processadas para encontrar padrões que beneficiem uma empresa e ajudem a conduzir decisões estratégicas. As linguagens de programação ainda são muito importantes para esse perfil profissional e é necessário dominar algumas já conhecidas, como JAVA, C++, C# e Perl.

Conhecimento de matemática e estatística

Em caso de trabalhar em uma empresa, por exemplo, suas análises podem conduzir à otimização da receita, à eliminação de erros e a contribuições que ajudam na sustentabilidade do negócio. Com isso, o buzz em torno da área de Data Science cresce e profissionais que buscam uma transição passam a se interessar pelas carreiras em dados. Por se tratar de uma trilha relativamente recente, são comuns as dúvidas sobre o que faz um(a) cientista de dados, salários desse mercado e habilidades necessárias.

O Data Science realiza esse mesmo processo, porém de forma mais analítica e aprofundada, com o foco em gerar valor. O Big Data é responsável por lidar com um gigantesco volume de dados gerados em alta velocidade. Antes da coleta de dados, o cientista vai levantar todas as hipóteses possíveis em relação ao resultado que pretende alcançar. Feito isso, que é o que chamamos de “definição do problema”, ele começa o processo de coleta de dados. O objetivo é gerar insights e indicar caminhos a partir das análises realizadas. Não é uma tarefa simples, e é por isso que a figura do cientista de dados é tão crucial nesse sentido.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *